As suculentas são plantas bonitas e resistentes muito utilizadas na decoração de interiores, pois suas formas são diferenciadas e elegantes. Assim como os cactos, as suculentas gostam de muito sol e se dão bem com pouca água - dessa forma, mesmo que você não tenha um “dedo verde” é possível cultivá-las e apreciar sua beleza e delicadeza.
Existem vários tipos de suculentas: verdes, coloridas, que gostam de sol pleno e que se dão bem na sombra. Cada uma delas tem sua característica e charme especial.
Neste post vou apresentar suculentas de sombra e suculentas de sol pleno.
Suculentas de sol pleno: quais são?Como você vai ver, existem tipos de suculentas que gostam de sombra, mas a maioria das suculentas é bem resistente e se desenvolve bem em sol pleno. Veja alguns nomes de suculentas que gostam de sol pleno:
Jade (Crassula ovata): a jade parece uma pequena árvore - seus ramos são bonitos e muito delicados. Deixe-a tomando sol direto e regue-a quando a terra estiver seca.
Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica): a lança de são Jorge é uma suculenta bonita e elegante, que aguenta poucas regas e se dá bem com sol em abundância.
Bálsamo (Sedum dendroideum): nativo do México, o bálsamo suporta tranquilamente temperaturas de calor intenso. Água em excesso pode matar seu bálsamo, fique atento!
Rabo de burro (Sedum morganianum): também nativo do México, o rabo de burro tem formas bem interessantes e fica bonito se plantado em vasos suspensos. Suas hastes podem atingir até um metro de comprimento.
Orelha de gato (Kalanchoe tomentosa): originária da ilha de Madagascar, na África, a orelha de gato tem folhas aveludadas e pode morrer se for excessivamente regada. Opte por regas apenas quando o solo estiver bem seco.
Rosa de pedra (Echeveria elegans): essa linda suculenta de origem mexicana é de fácil propagação e cuidado. Ela se dá bem com sol pleno e regas esparsas, exigindo pouco cuidado.
Suculentas que gostam de sombraMesmo que as suculentas sejam famosas por se dar bem com luz solar em abundância, existem algumas espécies de suculentas que não gostam de sol, conhecidas como suculentas de sombra. São suculentas que precisam de pouca luz para se desenvolver, ideais para aquele cantinho da casa que não recebe iluminação direta.
Flor de maio (Schlumbergera truncata): a flor de maio faz parte da lista de tipos de suculentas coloridas. Natural da América do Sul, deve ser mantida à meia sombra e regada periodicamente.
Flor da fortuna (Kalanchoe blossfeldiana): a flor da fortuna é uma suculenta de sombra colorida que fica linda em vasos. Cuidado com o excesso de água, opte por regá-la apenas quando a terra estiver bem seca.
Ripsális (Rhipsalis baccifera): a ripsális é uma das suculentas que gostam de sombra e regas bem espaçadas. Seus ramos são verdes e bonitos.
Planta pedra (Lithops sp): originária do continente africano, a planta pedra é uma suculenta semelhante a pequenas rochas, de onde vem seu nome. Gosta de pouca água e faz parte do grupo de suculentas que precisam de pouca luz.
Rabo de lagartixa (gênero Haworthia): essa suculenta deve ser mantida na sombra para preservar o verde de suas folhas. É muito utilizada na decoração de interiores.
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, escreva nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.
MUITO IMPORTANTE: Este site não trabalha com vendas de plantas, sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.