Ótimas opções para jardineiros inexperientes, as suculentas são versáteis, resistentes e podem enfeitar tanto o interior da casa quanto o jardim. Saiba mais:
1. São plantas que apresentam a raiz, o talo ou as folhas são engrossadas. Essa característica permite o armazenamento de água durante períodos prolongados e em quantidades muito maiores do que nas plantas normais.
2. Originárias da África, elas são classificadas em nove famílias. Facilmente adaptáveis a diferentes climas, existem quase 10 mil espécies catalogadas pelo mundo. Só de echeverias, um dos gêneros mais comuns, são mais de 200 espécies.
3. As suculentas gostam de um solo bem drenado. Misturar duas partes de areia para uma parte de terra vegetal é uma boa solução. Para montar os vasos, adicione primeiro uma camada de pedriscos. Cubra com uma manta de poliéster e só então acrescente o substrato. Os vasos não precisam ser fundos porque elas possuem raízes curtas.
4. O ideal é regá-las uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno. Ao perceber que as plantas estão murchando, aumente gradualmente a quantidade de água, se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Não use pratinhos e jamais deixe a terra encharcada, porque a humidade excessiva apodrece as raízes. A água deve ser direcionada na terra, e não sobre as folhas.
5. As suculentas precisam de, no mínimo, quatro horas diárias de sol para sobreviver. Naturais de regiões secas – quase desérticas – elas morrem na sombra. Se ela ficar pálida, ou seja, fina e com muita perda de folhas, é porque não está tomando a quantidade necessária de luz. Algumas espécies mudam de cor quando recebem sol direto.
As echeverias, por exemplo, costumam ficar com as pontas em tom avermelhado.
6. Montar tinas com exemplares diferentes é uma ótima maneira de expô-las. Mas tome o cuidado de agrupar espécies com as mesmas necessidades de luz. Atente também para que as plantas mais altas não façam sombra nas menores. Para proporcionar o crescimento por igual, vire o vaso de tempos em tempos.
Que cuidados extras deve saber para tratar das suculentas?
A planta suculenta, como muitas plantas, gosta de ser limpa, mimada e tratada em caso de doença… Tal como nós! Tome nota dos cuidados das suculentas:
- Limpar a planta suculenta: use uma garrafa com um spray na ponta e um pano/espanador. Pulverize as folhas, a poeira fica presa e termine com um pano seco ou com o espanador.
Para fazer rapidamente uma garrafa de pulverizar, pode recuperar a ponta de um spray de limpa-vidros que limpou com cuidado e uma garrafa de água reciclada.
- Tamanho: as plantas suculentas também podem precisar de ser podadas. Sinta-se à vontade para cortar um ramo que se torne muito invasivo ou desagradável. Mas não o jogue fora, guarde para fazer uma nova plantação! Algumas partes morrem com o tempo, os raios do sol, a sede… Pode remover essas partes, quando a folha está mesmo morta sairá sem resistência.
As doenças mais comuns no caso das suculentas:
- Excesso de humidade que apodrece a planta, torna-se preta. Em geral: se a planta escureceu, é fatal.
- Excesso de seca: a planta fica murcha, as partes carnudas ficam enrugadas e encolhidas. Geralmente, com um pouco de água, ela recupera.
- Excesso de sol: algumas folhas ficam vermelhas ou pretas em algumas zonas. Neste caso, tem de colocar a planta num local com sombra.
Buraco nas folhas? É possível que este seja o resultado de lagartas verdes.
Ponto preto, ponto castanho, áreas brancas pegajosas: alerta !! A sua suculenta foi atacada por parasitas. Deve colocar a planta longe das outras e tratá-la com os produtos apropriados.
Agora, como fazer mudas de suculentas
Vou partilhar alguma informação retirada da internet sobre suculentas, planta estas que eu adoro.
Deixo neste blog alguma informação, de modo a me ajudar a conhecer estas plantas e quem sabe ajudar alguém.
A multiplicação e a sua replantação é muito fácil e pode ser feita através das duas próprias folhas.
Basta deixar a folha sobre a terra e em pouco tempo a mesma começará a criar raízes.
Existem diversas formas para fazer um jardim com plantas suculentas.
As suculentas podem ser plantadas em canteiras, floreiras, bacias, vasos, quadradinhos de madeira e até vasos de vidro criando um terrário.
Uma opção pode ser a mistura de várias espécies de suculentas, pois as cores e texturas diferentes fazem um boa combinação com pedriscos ou seixos.
Ou seja abuse na sua imaginação.
Como fazer mudas de suculentas, deverá coletar as melhores folhas da planta e colocá-las em recipiente com 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedrinhas.
Esse recipiente precisa ficar em local iluminado e baste arejado, mas não pode pegar sol direto e água da chuva.
Não regue a sua suculenta na primeira semana para as folhas não apodrecerem.
Uma dica muito importante: Ao regar a suculenta é importante que a água não encoste nas folhas.
Quando algumas raízes estiverem brotando da folha antiga e um pouquinho maiores, você poderá replantar em vasos individuais.
As Suculentas dos gêneros Sedums e Echeveria podem ser facilmente reproduzidas com um corte de folhas. Simplesmente parta uma folha do caule principal, assegurando-se de que haja uma quebra limpa e sem muitos danos, depois deixe por alguns dias para curar e formar o seu próprio caule.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seja muito bem-vindo(a)!
Olá! Obrigada por visitar e ler meu blog. Não se esqueça de deixar um comentário. Pode não parecer, mas um blogueiro vive dos comentários. Faça-me feliz.
Importante!
Poderei não responder de imediato às perguntas ou dúvidas referentes às postagens neste blog.
Pedidos esclarecimento serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade.
Por favor, entenda que os comentários abusivos e sem relação alguma com as postagens serão eliminados e não serão respondidos.
Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia os Termos de uso.